quinta-feira, 3 de julho de 2008

Filme: The Happening (O Acontecimento)

Classificação: 13.0

Shyamalan, o meu realizador preferido da actualidade, conseguiu novamente aquilo a que os seus últimos filmes nos têm habituado: uma tentativa de alcançar o êxito das suas primeiras obras. “The Happening” parece-nos um filme diferente, e garanto-vos que assim é, mas não é o único. Uma história mesmo ao estilo de Syamalan, sem introdução, desenvolvimento e conclusão; trata-se apenas de uma história que nos é contada e da qual não podemos retirar muito sumo.
Pela primeira vez, não adorei a argumentação montada pelo realizador, e para ser franco, pareceu-me muito com o clássico do inglês Hitchcock – “Birds”. Contudo, a interpretação de Mark Wahlberg foi bastante boa, e demonstra que os thrillers são bons filmes para as “estrelas de segunda” poderem brilhar ao máximo. A fotografia e a música levam-nos novamente aos filmes de Alfred Hitchcock. Aspecto que não é negativo, bem pelo contrário, está na hora de enterrar os filmes de suspense que têm vindo a ser feitos e seguir o exemplo do realizador inglês. A verdade, é que M. Night Shyamalan tem vindo a fazer isso já desde o seu primeiro filme americano a chegar ao cinema português – “Sixth Sense”. O cenário e o enredo são a grande marca do realizador, e eu felicito-o por nos ter mostrado novamente como um filme ganha brilhantismo através da história e da fotografia.
O filme poderia ser melhor. Sinceramente, estou um bocado decepcionado com o realizador, mas ao menos conseguiu fazer mais desta película do que aquilo que demonstrou no filme anterior “Lady in the water”; e é esse o primeiro passo para um retorno em grande. Nesta crítica, tentei não me influenciar pela minha perspectiva de fã do Shyamalan, mas deixo agora a minha nota pessoal: Este é um tipo de filme que faz falta ao novo cinema do século XXI, pois o suspense puro de Hitchcock sempre foi o melhor meio de expressão da sétima arte.

4 comentários:

Luís Santos disse...

Não vi o filme ainda, apesar de o querer ir ver se tiver oportunidade, porque este realizador (o qual tenho dificuldade em escrever o nome dele direito... e por isso vou omiti-lo :P) tem sido para mim uma bela surpresa. Não estava consciente que ele tb era o realizador de "Sixth Sense" mas com isso adiciono mais um filme que gostei dele, mas principalmente os dois últimos "Lady of the Water" e "The Village" foram filmes que gostei bastante (ao contrário do que comentaste, eu sou da opinião que Lady of the water alcançou bastante!!). Espero bastante do trabalho dele, o que por vezes não é bom porque dá mais asas a desilusões...

Anónimo disse...

Eu talvez desse mais um pontinho ou 1 pontinho e meio, so mesmo porque mexeu mt cmg .. O filme q ate agora me fez mais pensar OH MY GOD O KEK ESTA ALI ATRAS, O KEK ESTA ALI ATRAS!?!?

Para nao falar das cenas espetaculares e d imaginaçao upa upa, embora um pouco doentias, sao frias, precisas e inseridas com a realidade do filme.

Mas concordo contigo na parte do "sumo", nao da liçao, nem moral que me pareça minimamente decente, apsr do realizador krer desesperadmnt, a todo o custo, transmitir uma mensagem / maxima de vida.

Esperamos por actualizaçoes mais recentes este verao... =p

ps - sim, sou 1 fraco, nao cnsgi comentar o S. Todd *.*

Marie disse...

No mínimo interessante embora tenha algumas cenas demasiado "puxadas" e de ser logo relevada a essência...do género "Ok, já percebemos..."

Marie disse...

É mais daqueles filme...Nada para fazer? Ok, vamos ao cinema :)