domingo, 18 de novembro de 2007

Filme: El Laberinto del Fauno (Pan's Labyrinth / O Labirinto do Fauno)

Classificação geral: 14.8

Já há muito tempo que este filme me chamava a atenção, e decidi finalmente dedicar uma noite para o ver. Uma das poucas coisas que sempre me prendeu o pé atrás, foi o facto de não se tratar de um filme americano, portanto tinha receio de ser uma perda de tempo ver maus actores com vergonha das câmaras. Agora sei que estava enganado.
Com um tíulo bem conseguido, o realizador Guillermo del Toro revela-nos logo um espectacular mundo de fantasia que nos aguarda. No entanto, o filme trata um tema bastante terreno: o destino de viver, e a forma como lidamos com ele. O Labirinto do Fauno é uma história bastante filosófica carregada de efeitos metafóricos, trata-se de um excelente exemplo de como um conto infantil é na realidade. Um filme com uma boa fotografia, que compensa os efeitos especiais medíocres e a musica um bocado fora do contexto. É um filme com boas interpretações na generalidade mas que perde um pouco de credibilidade quando vemos um dos figurantes fora de sincronia no plano de fundo; deixo desde já o recado de que Ivana Baquero (Ofélia) foi para mim uma grande revelação pela positiva, pois julgo que se trata da melhor actriz do filme, sabendo que nasceu em 94.
Resumidamente, não se trata de um mau filme e penso que deve fazer parte de qualquer prateleira de qulaquer apreciador de boas histórias.

6 comentários:

Filipe Pessoa Príncipe disse...

Ah finalmente viste este filme!! =D
Adoro, é dos meus favoritos... pelo conto infantil, pela historia dramatica, pelo retrato da guerra civil espanhola, pelos actores, pela fantasia, pela filosofia... e claro, pelo fauno e as suas tarefas! x)
A pontuaçao podia ter sido um kito mais elevada, mas pronto, ja tou habituado a axar isso kuando recebo os meus testes na ESAS, por isso n m importo tnt! =p
Axo tambem que devias exprimentar ver menos cinema americano e mais europeu, ha filmes espanhois e franceses (por expl) mt bons!
Abraço ;)

Anónimo disse...

Filmes espanhóis?? Lamento, mas se de Espanha nem bom vento nem bom casamento...e muito menos pilotos de formula1...que fará de filmes. Filmes é ou americanos ou portugueses. Lol estava a brincar, portugueses hahaha, é que para além de não terem assunto, parece os portugueses não têm dinheiro para a electricidade ou então para comprar um holofote que seja.

Em breve terás mais noticias minhas, saudações

NOMAN

Pedro Luís Cardoso disse...

Na verdade, para ser mais preciso, o filme é Mexicano... Guillermo del Toro já fez filmes em inglês, "BladeII" ou "Hellboy" são provavelmente filmes que já ouviram falar.
Mas é um erro admissível.

Anónimo disse...

É mexicano é...de caminho tás me a dizer que é da Atlântida e que na Atlântida se falava espanhol, não?

Saudações

Noman

Filipe Pessoa Príncipe disse...

claro... pedro almodóvar nao diz nada a ng... deve ser algm realizador rasca que para ai anda... com a mania que ganha oscares e premios em varios paises... mania pah, enfim... =p

. disse...

nao tenho muito a dixer mas o filme e bom e gostei, axo que gostava mais que fosse em ingles porque ler as legendas nao me agrada muito, mas esta muito bem realizado...

keep up with the good work leuzito :*