domingo, 28 de fevereiro de 2010

Filme: American Beauty (Beleza Americana)

Classificação: 15.7

Obra-prima interessante. Do mesmo realizador de “Revolutionary Road”, para quem já viu esse filme, consegue bem perceber o género deste que falo agora. Sam Mendes traz-nos uma história sobre o quotidiano de um bairro típico americano, onde pessoas vulgares vivem as suas vidas repletas de momentos ordinários. Mas o fantástico deste filme, é o facto de ser algo “extra-ordinário”.

Num primeiro relance, tenho a dizer que gostei bastante da música do filme embora não seja original; muito sincronizada e no tom com a atmosfera do filme. “American Beauty”, apesar do nome, tem uma fotografia razoável com umas pinceladas primorosas em cenas mais obscurecidas. Actuações no limiar do deplorável excluindo todavia a de Kevin Spacey que desempenhou um papel simplesmente maravilhoso. Enaltecido pelas fracas actuações dos seus colegas, a academia de prémios norte-americana dedicou-lhe o Óscar de melhor actor pela representação em “American Beauty”. Sam Mendes também recebeu o Óscar de melhor realizador por esta película, e julgo que tenha sido merecido. A verdade, é que 1999 foi um ano muito renhido e repleto de (a meu ver) filmes muito bons. A par com “American Beauty”, estavam nomeados para Óscar de melhor filme “Green Mile”, “The Cider House Rules”, “The Sixth Sense” e “The Insider”; todos grandes filmes merecedores de prémios. A verdade é que, talvez, esta película tenha sido a justa vencedora desse Óscar.

“American Beauty” pode ser levemente agradável em termos técnicos mas é infalível num outro grande aspecto. De um modo muito rebuscado, Sam Mendes conta-nos a história de como o Homem comum pode ser o mais feliz e mais sortudo à face da Terra, e como tão depressa o pode perder. “American Beauty” é uma obra de cinema que nos ensina muito dissimuladamente a olhar para algo “ordinário” vendo nela algo “extraordinário” tornando-a assim numa coisa bela. Esse é provavelmente o caminho para a felicidade, diz-nos Sam Mendes. Essa é a beleza secreta deste filme…

Sem comentários: