segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Filme: Million Dollar Baby (Sonhos Vencidos)

Classificação: 16.0

Um filme vitorioso. Uma história de amor e de fé capaz de tocar o coração do ser mais frívolo. Clint Eastwood consegue, a meu ver, superar o seu mau desempenho como actor pela forma como realiza os seus filmes. Tornei-me um fã das suas histórias cinematográficas. Não esperem um filme de acção, não. “Million Dollar Baby” é um drama pesado e enfadonho impregnado de melancolia. Mas que isso não vos desencoraje, pois esta película é uma obra-prima.
Começo por falar na narrativa (pois toda a história nos é narrada por uma personagem) que considero ser materializada pelo melhor narrador de Hollywood: Morgan Freeman. O brilhante desempenho do actor americano, neste filme, valeu-lhe o Óscar da academia como melhor actor secundário em 2004, inteiramente merecido. Clint Eastwood, apresenta-nos uma fotografia arrojada e bastante “personalizada”, a meu ver mal conseguida ao ponto em que algumas cenas me pareciam tiradas das mãos de uma criança incompetente. Uma música fluida, harmoniosa e bem conseguida aveludam toda a componente artística. Ambiente onde uma masculina e admirável Hilary Swank se conseguiu mostrar capaz de levar um Óscar para casa (Melhor Actriz Principal). Artisticamente, não considero o filme nenhum espectáculo nem muito menos um entretenimento, principalmente com Eastwood a actuar… Com uma “componente artística” bastante fraca, uma fotografia razoável (efeitos especiais inexistentes?), uma música aprazível e actuações de se tirar o chapéu, como poderia eu atribuir esta pontuação?
Pois bem, e aqui revelo o grande feito deste filme, “Million Dollar Baby” é poderosíssimo na moral que carrega atrás da história. A história de como qualquer um pode mudar, de como qualquer um pode amar. Mas também a história de como nem todos têm a força, determinação ou vontade para isso… Aplaudo veemente e recomendo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
Tenho a dizer que escreves muito bem as tuas criticas cinematográficas! Mas esta em particular não estou de acordo com uma coisa. Dizes que a Fotografia do filme "Million Dollar Baby" é fraca. Pois olha que não é. É Brilhante. Clint Eastwood conseguiu criar uma luz perfeita, com um negro brilhante. E se vires bem o Morgan Freeman é preto. Ora como é que ele fez com que o espectador conseguisse ver o Morgan Freeman naquele negro todo, se ele também é negro? Só com um jogo de luzes, absolutamente brilhantes. Clint Eastwood de certeza que se inspirou no famoso pintor Caravaggio, que se fores ver os quadros dele, encontras semelhanças nos "quadros" de Clint Eastwood. Caravaggio é conhecido pela sua brilhante luz nos quadros. Joga sempre com os tons negros. Neste filme, o que Eastwood fez foi isso mesmo, e obteve um resultado absolutamente fantástico. E é esta a fotografia que o realizador/actor tem usado nestes seus últimos filmes (tal como no Gran Torino, que é um excelente filme). Ou seja, não digas que a Fotografia é fraca, porque não é, são poucos os filmes que tu vês com uma fotografia destas!
E Eastwood fez um excelente papel neste filme, como sempre o fez. Tens que ver o filme Mystic River, realizado por ele (neste filme ja não tens o mesmo estilo de fotografia, mas é um grande filme).
Acho que é tudo!

Pedro Luís Cardoso disse...

Agradeço desde já os elogios!!

De facto gostei muito do "Mystic River", e realmente aceito muito melhor o tipo de fotografia aplicada por Eastwood nesse filme. Eu não gosto da fotografia desta película, também temos de ver que estas criticas têm apenas a credibilidade que qualquer um lhes quiser atribui (visto serem dirigidas unicamente por mim), e qualquer coisa que Eastwood aplique quanto realizador deve-se em grande parte a Sergio Leone (sugiro "Once Upon a Time in te West, 1968/69 se não estou em erro).

Mais uma vez agradeço,
PL Cardoso

Anónimo disse...

Olá,
Sim eu já vi a obra "principal" de Sergio Leone. é um dos meus realizadores preferidos. O meu filme preferido dele é "Era Uma vez na América", com Robert de Niro. Grande filme! Com uma excelente banda sonora, de Ennio Moricone.

Anónimo disse...

De certeza que conheces o realizador Gus Van Sant. É, tambem, um dos meus realizadores preferidos. Se não viste, tens que ver: "Elephant", "Paranoid Park", "Milk" e "My Own Private Idho". Estes filmes são brilhantes. Usa sempre o Plano Sequencia nos filmes, com uma fotografia muito boa. E o tema nos sues filmes é sempre o mesmo.
Vê estes filmes!