terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Filme: Corrupção

Classificação: 4.2

A verdade, é que podia ser pior. O filme baseia-se numa história sem essência e com pouco interesse, uma vez que já todos estavam a par das ocorrências que foram reveladas pelos media. Para além disso, já existia um livro onde vem retratada toda a história de corrupção que foi "copiada" para a versão cinematográfica.
Quem permitiu que este filme saísse assim? É uma pergunta à qual eu ainda espero resposta, isto porque a fotografia é horrível (com uma ou, com sorte, duas passagens criativas). A música em perfeita falta de sincronia com o ambiente da história, e diálogos que não encontrariamos nem em livros infantis de baixo orçamento. A falta de profissionalismo de mais de metade dos actores também ajudou bastante para um crítica negativa. A expressividade das personagens, que deixa o cidadão comum a pedir que os actores tenham, pelo menos, metade da "qualidade" que têem nas novelas portuguesas; a irrelevância de certos personagens na história, que parecem existir apenas porque se prometeu, a todos os artistas portugueses, que estes teriam lugar neste filme (de uma maneira, ou de outra); a quantidade de palavrões desnecessários e cenas estupidamente adicionadas ao filme, só tornam ainda mais difícil de compreender como é que este filme chegou a custar-me 4.20 Euros.
Não tive a opurtunidade de poder ver o outro filme da produtora, "O Crime do Padre Amaro", mas se o objectivo deste filme era retirar todo o meu interesse por filmes portugueses, então conseguiu, devido a esta demonstração de incompetência.
Quem ainda teve a única prestação positiva foi António Pedro Cerdeira, que rebaixou ainda mais o mau desempenho de Nicolau Breyner, que parecia completamente fora da personagem (ou isso, ou foram-lhe indicadas más ordens), e de Margarida Vila-Nova, que a meu ver tem muitas novelas para fazer.
Foi este o primeiro filme português que eu realmente "vi", e agora sei, que foi o último. A menos que tenha amigos como companhia, com os quais eu me possa rir dos erros mais disparatados que nos podem ser mostrados numa tela de cinema...

6 comentários:

Anónimo disse...

deves ter a mania que és um gajo culto e tal "hey filmes portugueses não são para mim e tal" "os gajos não sabem ligar holofotes". só por ser um filme baseado no livro de uma pessoa não tão culta assim (se calhar tem outras coisas boas) não tens de dizer que odiaste e esse 4.2(exagerado)mostra que foste completamente influenciado pela ideia que já trazias de trás e eras capaz de dar esta mesma nota mesmo sem ver o filme.

lembra-te "os teus maiores críticos são os teus maiores amigos"

saudações
Noman

Anónimo disse...

Apesar d ter axado q o filme n era flor q s xeire (oh my god akelas arvores a passar com a musica histerica italiana foi tortura, a PIDE devia fzr coisas do genero lol!), axo q exageraste sim! =p

Alias, desta vez concordo plenamente com o Noman...!

Axo q foste mt influenciado por uma ideia pre-concebida q trazias antes de ver o filme ("os filmes portugueses sao maus"), se ha coisa importante é dar "o beneficio da duvida" e tentar ver o filme sem pensamentos pre-concebidos, ter uma posiçao neutra (ou o mais possivel, pq ate convem saber d kek o filme trata ants, por expl, ne? lol)

Axo mt mal (ate axo, desculpa, ridiculo) ters generalizado "todos os filmes portugueses sao maus" ou "nao volto a ver filmes portugueses", as coisas nao sao assim! Ha suecas q fazem depilaçao, franceses que tomam banho, loiras intelengentes e mulhers que conduzem bem! Nao devias desistir dos filmes portugueses!

De facto, 100% dos filmes portugueses que tu "viste com olhos de ver" sao muito maus... mas tu so vieste um!! Isso é uma induçao mt grande! Para ti a tua opiniao conta mais que a de qualquer outra pessoa e tens de ser tu a ver os filmes e a julga-los, nao os podes abandonar!

E ja agr, mais uma vez insisto pa vers o "cinema paraiso" (italiano) e o "8 femmes" (frances)

Abrç & keep the good work ;)

Anónimo disse...

POR AMOR DE DEUS!!!

Primeiro: cada um tem direito a expressar a sua opinião por mais disparatada que seja desde que não ofenda ninguém "deves ter a mania que és um gajo culto e tal (...)" [isto era para ter graça ?] "não tens de dizer que odiaste" desculpa, eu o-d-i-e-i ODIEI!!! E porque é que não posso dizer isso, se é a minha opinião?
Segundo: pela descrição que foi feita, nota-se que não foram as influências que levaram à crítica do filme ser tão negativa mas o facto de o filme ser um recontar massador e sem sentido do que aconteceu; todos sabiam do que se ia tratar mas esperavasse algo mais rico "axo que foste influenciado por uma ideia pre-concebida"; ninguém vai ver este filme sem ter consciência que tem de pôr de parte algumas ideias feitas "sem pensamentos pre-concebidos" e fizes-te isso muito bem

Anónimo disse...

Até acho que a pontuação foi demasiada, para mim:
-a ideia que queriam passar era que ela era uma pobre coitada que fazia tudo TUDO pelos dois filhos, não mostraram corrupção nenhuma só queriam limpar a imagem da "sofia"
-ela era muito pura: rainha do bar de alterne (não se vestia como as outras e ninguém lhe tocava)
-a tentativa mais do que falhada de falarem com sotaque à moda do porto, mais valia nem terem tentado
-tinham de explicar TODAS as metáforas TODAS as palavras mais fora do comum e TODAS as associações
-passagens entre cenas mais do que pobres (tanto como mostrar uma imagem e depois mostrar essa imagem ao contrário e em espelho, como se ninguém percebe-se)
-quem não leu o livro (como eu) não percebe como a história se desenrola, há vários pormenores que não são explicados

Anónimo disse...

Dou nota dois porque dá para gozar com tudo e passar um bom momento ;)

Marcovik disse...

Sim concordo com a Maria quando diz que todos têm o direito de dar a opinião sem ofender. E o nosso amigo Noman talvez tenha ofendido o autor do blog. Agora Maria deves procurar não ser como aqueles que não gostas, ou seja, nas tuas palavras vê se claramente que queres ofender o Noman, ou pelo menos se fosse a mim assim o sentiria.
Quanto ao filme...não vi, por isso não dou a minha opinião, mas ouvi dizer que aparecia umas cenas porreiras da Margarida Vila-Nova por isso 4.2 talvez seja mau de mais. hehehe

abraço amigão