segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Filme: The Nightmare Before Christmas (O Estranho Mundo de Jack)

Classificação: 13.5

Uma obra prima. Só não faz parte da minha lista de filmes favoritos devido à falta de uma melhor história, e porque não sou um grande fã de "musicais" (se me é permitido caracterizar este filme como um musical). O verdadeiro problema não é a história em si, pois é portadora de uma mensagem poderosa, mas sim da maneira como foi contada. Provavelmente se o realizador tivesse sido outro sem ser Henry Selick, o resultado do filme poderia ter sido melhor.
Apesar disso, o filme é muito bom, tendo em conta que é a primeira longa meteragem utilizando simplesmente o efeito stop motion. Vi-o pela primeira vez quando tinha sete ou oito anos. É, supostamente, um filme para crianças, no entanto julgo que são poucas as que podem compreender a mensagem do filme. Pelo menos eu, quando o vi pela primeira vez, achei-o confuso e hipnotizante, devido às figuras e bonecos diferentes de tudo ao que estava habituado em miúdo. Mas deixarei essa maravilhosa interpretação ao critério de cada um, pois, para cada um, o Natal é o seu Natal. A história resumiria-se em 15 minutos de fita, no entanto demora cerca de 80 minutos no total. O que não é de todo uma perda de tempo, pois as músicas e coreografias ao longo de todo o filme são extramamente "coloridas" e com letras hilariantes. As personagens e o mundo criado por Tim Burton, revelam uma grande criatividade e originalidade por parte do homem mais excentrico de Hollywood. Espero poder ficar tão surpreendido com os próximos filmes de Tim Burton.
Tráta-se uma obra prima genial, que tenho pena que não possa ser aceite por todos. Talvez por ser considerado "antigo", não só por ter sido lançado em 93, mas também porque os efeitos especiais são monótonos e imperfeitos aos olhos dos exigentes e perspicazes Homens do século XXI. É verdade que tem muitas cenas desnecessárias, que parecem ter sido feitas só para este filme se tornar (mesmo) na primeira grande metragem do género. No entanto, é para mim um dos melhores filmes de Natal, e é perfeito para um serão de fim-de-semana em família.

Sem comentários: